• http://www.aen.pr.gov.br/

Presidente do Paraguai convida Richa para comemorações dos 200 anos de independência


O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, enviou ao governador Beto Richa convite para participar da celebração do bicentenário de independência paraguaia. Evento que será realizado em maio, na capital Assunção. O convite foi entregue nesta sexta-feira (18) pelo senador paraguaio Alberto Grillón, do Partido Democrático Progressista, em visita de cortesia ao governador no Palácio das Araucárias.


“É uma honra receber o convite para uma cerimônia tão importante. Tenho certeza que as parcerias entre o Governo do Paraná e nossos vizinhos paraguaios serão ampliadas,” disse o governador.


Durante o encontro, Richa e Grillón também debateram questões econômicas de interesse de ambos os Estados, principalmente a extensão de um ramal ferroviário entre o Paraná e o Mato Grosso do Sul. Projeto que beneficia o Paraguai no escoamento de mercadorias pelo Porto de Paranaguá.


“O Paraná é um dos nossos principais parceiros. Estou aqui para estreitar os vínculos com o governador Richa, para que o Paraguai possa fazer parte da cadeia produtiva brasileira,” disse o senador. Ele afirmou ainda que o crescimento da economia paraguaia, de 14,5% em 2010, só foi possível devido à participação dos brasileiros que trabalham e compram no Paraguai.


O secretário da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, também participou do encontro e reafirmou a necessidade da aproximação com o país vizinho. “Temos assuntos em comum com o Paraguai como, por exemplo, o narcotráfico, a agricultura e a saúde. Precisamos do apoio e dedicação deles”. Ele destacou que existem aproximadamente 400 mil brasileiros que residem no Paraguai.


FÓRUM INTERPARLAMENTAR DA AMÉRICA – Luiz Carlos Hauly aproveitou o encontro e convidou o governador Beto Richa para participar da abertura do Fórum Interparlamentar das Américas (FIPA), entidade que o secretário preside.


O evento será realizado neste sábado (19) e que traz para Curitiba deputados e senadores de nove países da América: Brasil, Canadá, Equador, Haiti, México, Panamá, Paraguai e Santa Lucía. O objetivo do encontro é ampliar o debate de temas como segurança cidadã e integração nas Américas. O senador paraguaio Alberto Grillón também participar das reuniões da Fipa.

0 visualização0 comentário