• Assessoria FIPA

Países-membros do Fipa se reúnem em Curitiba para debater temas transnacionais



Brasília, 17 de janeiro – Os membros do Comitê Executivo do Fórum Interparlamentar das Américas (FIPA) se reunirão em Curitiba para a 24ª reunião, nos dias 19 e 20 de fevereiro. O presidente do FIPA Luiz Carlos Hauly disse que nessa reunião anual o Grupo vai programar a próxima plenária que esse ano será realizada no Paraguai.


Na derradeira plenária realizada em Cidade do México, México, os legisladores representantes dos 35 países das Américas buscaram encontrar formas de enfrentamento aos desastres naturais e situações de emergência, a segurança regional e o crime transnacional, e a participação da sociedade no fortalecimento da democracia.


É importante fortalecer os laços entre os Parlamentos dos países para que haja compreensão e rapidez em momentos de crise”, disse Hauly. Ele considera que o FIPA é uma iniciativa que formaliza as relações diplomáticas entre os Parlamentos dos diversos países. E, dentro de seu programa de atuação há ações específicas de gênero, a exemplo do Grupo de Mulheres das Américas que promoveu treinamento com mulheres do Haiti visando a capacitação na política; treinamento sobre rodada de negociações e relações comerciais.


Em 2010, três grupos de trabalho trabalharam diferentes temas: preparação e resposta para enfrentar desastres naturais e situações de emergência; Segurança regional e crime transnacional e O papel da sociedade civil no fortalecimento da democracia.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo