• Luiz Carlos Hauly

Dia do Trabalho



Discurso do Deputado Luiz Carlos pronunciado em 30 de abril de 2014.


Senhor Presidente,

Senhoras e Senhores Deputadas e Deputados,


Mais uma vez estamos celebrando o 1 de maio, Dia do Trabalhador, uma justa festa nacional que lembra a dedicação de milhões de mulheres e homens que trabalham, nas mais diversas áreas na construção do nosso País.


Na minha trajetória profissional, como professor, economista, e há mais de 40 anos na vida pública, tenho trabalhado arduamente para criar novas oportunidades de trabalho e também para melhorar a renda do trabalhador.


Como Deputado Federal, tenho tido a honra de ser um dos patronos das leis que criaram o Simples, o Supersimples e o MEI, que tem permitido a milhões de trabalhadores que estavam na informalidade a garantia da aposentadoria e tantas outros direitos trabalhistas.

Fui também o relator do projeto de lei sobre perdas inflacionárias do FGTS nos Planos Sarney e Collor, considerado o maior acordo trabalhista do Brasil, pois recuperou R$ 42 bilhões de reais para 38 milhões de trabalhadores.


Como Secretário da Fazenda do Paraná, no Governo Beto Richa, 2011 a 2013, foi um dos formuladores do Programa Paraná Competitivo que já atraiu R$ 30 bilhões de investimentos e gerou mais de 180 mil empregos diretos.


Confesso, porém, que tenho tido grande preocupação com a volta da inflação que já começa a corroer o salário. O Governo precisa combater a inflação com mais ação e menos discurso, pois as grandes conquistas deste período de estabilidade da economia com o Plano Real estão sendo ameaçadas com a volta da inflação. E o pior, a inflação também traz o desemprego, provoca insegurança e prejudica todo conjunto da economia.

Acredito que todo trabalho é digno, e que todo trabalhador é merecedor, não só do seu salário, mas do reconhecimento e da gratidão de todos pelo trabalho realizado.

Que Deus abençoe a todos os trabalhadores!

Muito obrigado.

0 visualização0 comentário