• http://www.aen.pr.gov.br/

Centenário - Embaixada do Reino dos Países Baixos inicia comemorações


O Ano da Holanda no Brasil foi oficialmente aberto, na quinta feira, 17, em Brasília, num evento que reuniu representantes das colônias e municípios envolvidos. Carambeí, berço da imigração holandesa, homenageou o Embaixador Kees Rade, para marcar a importância da união e esforços empenhados para a criação da Lei do Ano Holanda Brasil.


“Os holandeses estão chegando preparem os tamancos”, frase deu o tom de descontração usado pelo Embaixador Kess Rade na solenidade que oficializou o início do Ano da Holanda no Brasil. Ele também declarou que esta é uma oportunidade para que os brasileiros possam conhecer a tecnologia, a economia, a cultura holandesa e ainda possibilita o estreitamento de laços entre as duas nações com a possibilidade de criação de novas parcerias. O Embaixador anunciou a realização de vários eventos no Brasil com a participação de artistas holandeses nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.


Para o deputado federal Luiz Carlos Hauly, atual secretário de Estado da Fazenda, a criação da lei foi uma maneira de reconhecer e tornar conhecida por todo o Brasil a fundamental contribuição dos imigrantes holandeses nos segmentos do agronegócio e cultura. Hauly citou o cooperativismo com o seu tripé “educação, religião e cooperativismo” como sendo uma grande contribuição para o desenvolvimento econômico brasileiro.


Na visão do Chefe de Gabinete da Prefeitura de Carambeí, Maurício Bernardo, a solenidade que oficializou o Ano da Holanda no Brasil, consolidará definitivamente a relação entre os dois países, abrindo a possibilidade de intercâmbio cultural e pedagógico, parcerias na área econômica e principalmente o reconhecimento da história de uma imigração que completa 100 anos. Bernardo disse ainda, que Carambeí começa a ganhar visibilidade no cenário de turismo nacional, através do Parque Histórico, que será o maior museu a céu aberto do país, que agora conta com o aval da Lei Ano da Holanda no Brasil.


Ele também comentou que através do Parque Histórico de Carambeí e todas as políticas públicas desenvolvidas no segmento do turismo, a cidade atrairá investimentos externos que se traduzirão em geração de emprego e renda e conseqüente melhoria na qualidade de vida do cidadão.


Homenagem


“Um ideal nos uniu e nos fez companheiros de uma caminhada, onde buscamos conquistar a maior homenagem àqueles que escolheram a nossa terra para iniciar uma história de conquistas e prosperidade.” Com este texto, impresso na placa personalizada, o prefeito Osmar Rickli e o deputado federal Luiz Carlos Hauly prestam uma homenagem ao Embaixador Kees Rade na ocasião do lançamento do Ano da Holanda no Brasil.


A entrega foi realizada pelo Chefe de Gabinete Maurício Bernardo, pela diretora do departamento de projetos Johanna Macedo Nogueira que representaram o prefeito e também pelo deputado federal Luiz Carlos Hauly, autor da Lei.


Por: Adalgiza Bachosky e Emerson Teixeira

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo