• Agência de Notícias do Paraná

Caterpillar inaugura fábrica no Paraná


A Caterpillar Brasil inaugurou em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, sua nova unidade industrial. O investimento de R$ 170 milhões vai gerar mil empregos até 2013 quando a fábrica atingir capacidade plena de produção. Essa é mais uma importante conquista do Programa Paraná Competitivo.

O presidente da Caterpillar Brasil, Luiz Carlos Calil, disse que a decisão de investir na nova unidade é resultado do plano de expansão da empresa, da economia estável do país e da perspectiva de continuidade da crescente demanda por obras de infraestrutura. Ele comentou, ainda, que a posição geográfica de Campo Largo, no corredor de exportação para o Mercosul, também foi importante no momento da escolha do local.


Para o governador Beto Richa, “uma empresa do porte da Caterpillar traz, na esteira de seus investimentos, a possibilidade da abertura de mais indústrias de fornecedores, o que resulta em mais riquezas e empregos para o Paraná”.


O Secretário da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, um dos formuladores do Programa Paraná Competitivo disse que essa é uma política inovadora de incentivos, e isso tem contribuído para a vinda de investimentos para o Estado.

A nova unidade da líder mundial em máquinas para construção e mineração começa suas operações recebendo as linhas de produção da retroescavadeira 416E e da carregadeira 924H, equipamentos até então fabricados em Piracicaba (SP) e que integram a família da Divisão de Produtos de Construção Leve da Caterpillar.

"Esta nova fábrica produzirá retroescavadeiras e carregadeiras de rodas de pequeno porte para o mercado doméstico e também para exportação, com foco destacado na América Latina, um mercado que apresenta forte demanda para estes equipamentos. Somos hoje líder no mercado interno e a 20a maior exportadora brasileira. Portanto, Campo Largo se configura, naturalmente, como um bom lugar para a Caterpillar reforçar esta posição e buscar objetivos mais ousados", destaca Calil.

Para o prefeito de Campo Largo Edson Basso, a inauguração da Caterpillar representa o bom momento de crescimento e desenvolvimento do município. "É uma empresa sólida, que veio para ficar e, agora, queremos investir também em pequenas e médias empresas, que possam inclusive atender às demandas das grandes", disse. Segundo ele, a cidade tem boa infraestrutura e investe na formação de mão de obra qualificada.

Consolidando liderança


Sediada em Piracicaba (SP), a Caterpillar Brasil celebra 57 anos de presença e liderança absoluta de mercado em seus segmentos de atuação, além de acumular as certificações em Excelência Operacional Classe A, ISO 9001 e ISO 14001. A linha nacional de produtos é composta de 40 diferentes modelos de máquinas, entre escavadeiras hidráulicas, compactadores, carregadeiras de rodas, motoniveladoras, retroescavadeiras e tratores de esteiras. Produz também grupos geradores nas faixas de 32 a 750 kVA de 1360 ekW a 2250 ekW, ferramentas e acessórios especiais para seus equipamentos. A empresa conta com 6.000 funcionários em Piracicaba, sendo reconhecida pela gestão de pessoas, suas ações de responsabilidade social e respeito ao meio ambiente.


Em setembro de 2010, anunciou planos de expansão de sua manufatura no país, inaugurando uma nova unidade industrial, em Campo Largo (PR) em 18/10/2011. A empresa é a principal exportadora de seu setor e a 20a. do país no primeiro semestre de 2011. Desde 2004, é classificada como uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil e na América Latina pelas pesquisas do Great Place to Work e Guia Você S/A-Exame. A Caterpillar é hoje a única empresa a figurar entre as cinco melhores empresas para trabalhar no Brasil, por cinco anos consecutivos.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo