• CFC

2013: Ano da Contabilidade no Brasil



O ano de 2013 será, sem dúvida, um dos mais importantes para a Contabilidade brasileira. Lideranças e órgãos ligados à profissão estão se unindo para que toda a sociedade saiba e reconheça o verdadeiro papel do profissional da contabilidade. Conheça, a seguir, um pouco do projeto. Muito embora a profissão contábil venha conquistando espaço nos cenários nacional e internacional, o contexto das organizações públicas e privadas ainda necessita de maior reconhecimento. A sociedade, de maneira geral, ainda tem uma imagem distorcida e distante do atual momento que vivenciamos na profissão.

O CFC, entendendo a necessidade de projetar uma imagem mais real e positiva da profissão e do profissional, convidou parceiros estratégicos para, em conjunto, construírem um amplo projeto de divulgação e conscientização, por parte da sociedade, sobre a importância da contabilidade e do profissional contábil. O projeto intitulado “2013 – ano da Contabilidade no Brasil” será desenvolvido por meio de um conjunto de ações sistematizadas e organizadas, com temas relevantes e de importância durante todo o ano de 2013, nos mais diversos meios e formas de divulgação, provocando um verdadeiro “choque de mídia”.

É fato incontestável que muitas pessoas e segmentos da sociedade vêem a profissão num patamar inferior às de maior destaque, fazendo parte de uma espécie de 2º escalão. O profissional ainda é visto como um técnico sem grande expressão, sem muita ética e com atuação de forma a atender às necessidades do cliente, ou seja, aquele que dá um “jeito nas coisas”. Essa imagem é irreal, disforme e deturpada. O que existe, por parte dos organismos ligados direta e indiretamente à Contabilidade, são ações estruturadas de informação à sociedade. Objetivos da Campanha: Informar a sociedade quais são os serviços prestados pelos profissionais da contabilidade; - Conscientizar a população da importância do profissional da Contabilidade para o desenvolvimento socioeconômico do país; - Fortalecer a imagem do profissional da Contabilidade perante a sociedade; como parceiro dos empresários, no que se refere à gestão do negócio, e do Estado na execução da prestação de contas fiscais; - Incentivar a demanda por profissionais contábeis nas instituições públicas, privadas e da sociedade civil; - Estimular a procura por cursos de Ciências Contábeis em IES; - Fortalecer a demanda de Auditores em organizações públicas e privadas. CFC e organizações contábeis promovem o “ano da Contabilidade no Brasil” Representantes do segmento contábil reuniram-se, na sede do Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (CRCSP), no dia 27/11, para tratarem do projeto 2013: o ano da Contabilidade no Brasil. O presidente do Conselho Federal de Contabilidade, contador Juarez Domingues Carneiro, disse que “chegou a hora da profissão contábil mostrar o seu verdadeiro papel, até mesmo porque ela está vivenciando um dos seus melhores momentos”, avisa o presidente. Na oportunidade, o presidente do CFC fez a apresentação do escopo do projeto. Segundo ele “a ideia é a construção em conjunto com os órgãos envolvidos”. Participam da reunião, representantes do CFC, Ibracon, Sescon-SP, Abracicon, Trevisan Gestão e Consultoria, PricewaterhouseCoopers, BDO, IOB Folhamatic, FBC, CRCSP, Fenacon, BNDES, Delloitte e Sebrae Nacional. 2013: Ano da Contabilidade no Brasil, você fará parte desta história! Aguarde! Fonte: CFC.


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo